domingo, 5 de julho de 2015

Meio de transporte mais utilizado pelos pardilhoenses

Dando seguimento à análise que temos vindo a realizar, vamos agora centrar-nos no indicador “Meio de Transporte mais utilizado nos movimentos pendurares” – Censos 2011. Aqui, poderemos constatar a forma como os pardilhoenses se deslocam por exemplo para a Escola ou para o seu local de trabalho.

Comecemos pelos meios de locomoção suaves, neste caso a bicicleta. Nesse ano (2011), 395 pessoas usavam este transporte entre a sua residência e o seu local de estudos ou trabalho. Ainda neste campo, eram 138 as pessoas que se deslocavam a pé.

Através dos transportes colectivos, 75 pessoas utilizavam o autocarro diariamente, 64 o transporte colectivo da empresa ou da escola, 1 o metropolitano e 82 o comboio.
No que concerne a transportes individuais, 939 pessoas utilizam o automóvel ligeiro como como condutor e 346 como passageiro, enquanto 99 pessoas usam o motociclo como seu principal meio de transporte.


É interessante percecionar, que Pardilhó, devido às suas caraterísticas naturais, ou seja, o facto de ser plano, permite às suas gentes, principalmente aos estudantes e desportistas amadores, utilizar a bicicleta como meio de transporte, o que acaba por favorecer a prática de exercício físico. Tanto esta freguesia, como o Concelho da Murtosa e algumas freguesias do Concelho de Ílhavo, são aquelas que em Portugal mais utilizam a bicicleta como principal meio de transporte, o que demonstra a importância que este veículo tem na nossa sociedade. O futuro está sem dúvida, na construção e manutenção das infraestruturas destinadas à circulação a pé a bicicleta, aproveitando o potencial da nossa freguesia ribeirinha, que pode assim aumentar o turismo e apoiar o comércio local.