sábado, 28 de dezembro de 2013

Assembleia Freguesia Pardilhó

Cumpri esta tarde (28 Dezembro) o meu dever cívico enquanto cidadão pardilhonse.

Embora não esteja eleito na Assembleia de Freguesia de Pardilhó, sinto o dever de dar o meu contributo em prol de uma Freguesia mais desenvolvida e moderna.

Na minha intervenção, apresentei-me como membro da Assembleia Municipal e do Conselho Municipal da Juventude de Estarreja. Deixei algumas das propostas que já tinha sugerido nestes dois órgãos:

- Criação de actividades culturais em todas as freguesias do Concelho, e não apenas na Sede do Concelho;

- Convidar as Associação Locais a dar um espectáculo no Cine-Teatro de Estarreja e a ficar com metade da receita de bilheteira;


Depois de tudo isto, deixei as minhas sugestões para Pardilhó:

- Dar vida à Biblioteca de Pardilhó, com exposições, apresentações de livros e palestras;

- Abrigos para as paragens de Autocarro (nomeadamente no Largo da Feliz);

- Arrendar espaços pertencentes à Junta a Empresas de Formação para ministrar cursos de formação (ex. Veiros e Beduído);

- Boletim Informativo à População (descrição de obras e do que se passa nas assembleias de freguesia).



Aproveitei também para referi alguns dos temas que irei abordar na próxima Assembleia Municipal ordinária em Fevereiro, essencialmente apontando obras necessárias a curto prazo:

- Centro Cívico da Vila, que faz inveja a muitas freguesias de Portugal, é utilizado apenas como estacionamento de bicicletas e motorizadas e deveria usado para a realização de diversas actividades;

- A poupança energética corta na segurança das pessoas. Dei o exemplo da Rua do Curval que durante a noite está completamente às escuras, e como essa outras mais ruas estão na mesma situação;

- A recolha do lixo é feita num nº reduzido de dias, levando a que os contentores de lixo estejam sempre cheios e vejamos lixo pelo chão;

- A rede viária, nomeadamente a Rua Padre António Joaquim Vigário Matos, entre a Rua do Cabo da Carreira e o Largo da Feliz, assim como a Rua dos Moinhos do Carvalhal, necessitam de um novo asfalta rapidamente, os buracos e obras por acabar colocam em perigo todos aqueles que lá passam diariamente.


Para concluir, referi que serei um sério defensor de Pardilhó na Assembleia Municipal, tal como tenho sido nos últimos anos no dia-a-dia.

Joel Pereira,
Pardilhó

domingo, 22 de dezembro de 2013

48 Empresas de Estarreja entre as 1500 maiores do Distrito de Aveiro



O Jornal Diário de Aveiro publicou a 20 de Dezembro a revista anual “1500 Maiores Empresas Aveiro”, edição de 2013. Destaque para 48 Empresas estarrejenses entre as maiores do Distrito, encontrando-se 3 delas entre as 11 maiores.

A CUF – Químicos Industriais, S.A. é em 2013, a maior Empresa do Concelho de Estarreja, com 199 empregados, ocupando ainda, o 2º lugar a nível Distrital. O seu volume de negócios em 2012 atingiu perto de 300 milhões de euros, sendo o seu Resultado líquido quase 6 milhões de euros. A maior Empresa do Distrito de Aveiro é a Prio Energy, S.A., do Concelho de Ílhavo, com um volume de negócios de 390 milhões de euros, e um resultado líquido de cerca de 1,5 milhões de euros. A Faurécia – Assentos de Automóvel, Lda de São João da Madeira, é a que emprega mais trabalhadores, com 1581 pessoas em 2012.

De salientar a TJA – Transportes J. Amaral, S.A. como líder dos Transportes Rodoviários de Mercadorias em Aveiro. A Guimavil, sediada em Avanca, é a empresa com maior rentabilidade de vendas (110,35%)


A construção da listagem das maiores empresas, foi construída pela IGNIOS – Gestão integrada de Risco, S.A., após recolha e análise de dados, ordenando as empresas por volume de negócios relativo ao ano de 2012. Note que, Volume de Negócios refere-se ao valor global de vendas de um agente económico no espaço temporal concreto de 1 ano, enquanto Resultado Líquido representa o lucro obtido por esse mesmo agente económico, no ano em causa.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Conselho Municipal da Juventude Estarreja - 18 Dezembro

Acabo de participar na 1ª reunião do Conselho Municipal da Juventude de Estarreja (CMJ), em representação do Partido Socialista (PS).

No ponto nº 3 - Emissão de Parecer para a Política Municipal da Juventude, referi o seguinte:

- Levar à Assembleia Municipal imediatamente a seguir ao CMJ, tudo aquilo que foi abordado na reunião deste conselho, para dar conhecimento das propostas que os seus membros apresentaram;

- Referi que embora a Câmara Municipal possua algumas propostas para a Juventude, existem ainda algumas falhas no Plano de Actividades, e que este pode e deve ser melhorado não só pela Câmara, como também pelos membros do CMJ.

De seguida, após aprovação do anterior Parecer, chegamos ao ponto "Outros Assuntos". Lancei então, algumas sugestões:

- Tornar o Pólo da Biblioteca de Pardilhó activo e funcional, incentivando os jovens a frequentar este espaço, através da criação de exposições e palestras temáticas;

- Criação de Actividades Extra-Curriculares gratuitas ou com custos reduzidos, nas 5 freguesias do Concelho, e não apenas na Sede do mesmo.

- Protocolo com Empresas de Formação Profissional e com o Instituto de Emprego, de forma a lançar formação financiada para jovens até aos 30 anos, com formação superior e desempregados;

- Criação de conta na Rede Social Facebook (Câmara Municipal), para divulgação de notícias e actividades da Câmara e Juntas de Freguesia (9 em 19 concelho do Distrito de Aveiro já possuem página oficial).

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013