quinta-feira, 23 de maio de 2013

Tipos de Pressão – Comunicação Social



A televisão, a rádio ou os jornais proporcionam-nos todos os dias informações sobre a actualidade nas mais variadas categorias, desde a política ao desporto, passando pela cultura ou ambiente. Tendo em atenção a categoria da política, um tema que esteve em voga relaciona-se com o fecho das Urgências Hospitalares no horário nocturno, levando a que grupos de cidadãos façam ouvir publicamente o seu descontentamento. Quer-se com isto dizer que a comunicação social é um elo essencial na transmissão dos sentimentos de revolta por parte dos populares, conduzindo a contestação civil até aos órgãos sediados na capital, no caso português, e servindo deste modo como pressão para que os serviços de urgência se mantenham abertos.
Pretende-se deste modo que a informação percepcionada influencie ou condicione a capacidade de tomar decisões por quem tem competência, de modo a atender a interesses não apenas de um indivíduo, mas sim de um aglomerado populacional, assim se tomando políticas públicas ajustadas a estes interesses legítimos.
A própria Comunicação Social pode ainda assim influenciar e manipular a opinião pública, uma vez que os cidadãos tendem a acreditar em grande parte do que é dito e mostrado por estes meios. Se um jornalista afirmar que um político cometeu uma ilegalidade, a grande maioria dos telespectadores irá de imediato aceitar e interiorizar essa mesma informação. Faz parte da nossa cultura acreditar nos meios de comunicação social, pelo simples facto de qualquer um de nós associar as notícias à veracidade e não à mentira.
Resumindo, podemos percepcionar a pressão sobre a comunicação social de dois diferentes prismas. Por um lado, há a utilização destes meios por parte dos cidadãos como forma a fazerem-se ouvir junto do Governo, para reivindicar direitos ou interesses. Por outro lado, temos uma comunicação social que, por si mesma, independentemente de qualquer pressão sobre ela, pode exercer uma pressão sobre o governo ou sobre uma qualquer organização estatal, de forma a obter informações para noticiar junto dos cidadãos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário