sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Aprovada Agregação de Freguesias


Ao início desta tarde (21 Dezembro 2012), foi votada a proposta do Partido Comunista Português na Assembleia da República, que previa a anulação da Agregação de Freguesias em Portugal. No caso de Estarreja, estava em cima da mesa a anulação da União de Freguesias de Beduído e Veiros, e da União de Freguesias de Canelas e Fermelã. A proposta do PCP para anulação destas uniões foi rejeitada por maioria, e deste modo, aprovada a agregação das freguesias no Concelho de Estarreja.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O dia-a-dia do jovem desempregado



O que te faz levantar todos os dias da cama e querer enfrentar mais um dia de procura activa de emprego? Deves concorrer ao ensino superior e tirar um curso? Como ocupar o dia quando não se estuda ou trabalha? Estas são questões legítimas dos nossos jovens portugueses.
Após concluíres o 12º ano, a decisão a tomar encontrasse entre duas hipóteses: ir para a Universidade ou, procurar um emprego. O grande problema do Ensino Superior, é o facto da maioria dos cursos não ter qualquer tipo de componente prática, o que faz com que no dia em que terminas o teu curso, sintas que não serás capaz de trabalhar no que quer que seja. Isto contribui em parte, para o ingresso posterior no mercado de trabalho. Sem experiência, dificilmente alguém de contrata. A solução poderá passar pela frequência de Escolas Profissionais, e na reformulação pelo Ministério da Educação, do ensino em Portugal, através do ensinamento de profissões a partir do 9º ano, numa componente essencialmente prática e muito menos teórica.
Com isto, passamos para outra questão: o que fazer quando não há nada para fazer? Com certeza que estás farto de responder a dezenas de ofertas de emprego e candidaturas espontâneas, sempre sem resposta. Ficas desmotivado e não sabes o que fazer durante o dia. Aposta em passatempos, pratica desporto (corre, caminha ou faz ginástica), tira formações modulares gratuitas em várias áreas para enriquecer o teu CV, conversa com amigos e aposta no aumento da tua rede de contactos, nunca se sabe quem será o nosso chefe ou colega de trabalho amanhã. Evita passar os dias fechado em casa, rodeia-te de pessoas, convive, e tenta deixar o stress de lado.
Aproveita, e poupa dinheiro, evita gastar. Quando saires de casa, põe apenas uma ou duas moedas no bolso, deste modo se vires alguma coisa que queres comprar, não terás dinheiro suficiente no bolso, e assim não comprarás.
Amanhã é outro dia a enfrentar, coragem!